Tem sido muito bom compartilhar com vocês essas minhas experiências. Fico muito feliz por cada visualização desse blog. Tenho orado por vocês!
Hoje vou compartilhar com vocês como foi a minha reação descobrir os dez mandamentos bíblicos. Fiquei muito chocada com o sábado! Mas a admiração não parou por ai.
Você sabia que apesar de a Bíblia ter sido escrita por homens ela foi inspirada pelo Espírito Santo de Deus?
Em I Pedro 1:21 diz o seguinte:
"porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto homens [santos] falaram pela parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo."
A inspiração acerca de que escrever veio de Deus, no entanto homens redigiram. Contudo a maioria desses homens eram iletrados. Eram pescadores, cobradores de impostos, mas que movidos pelo Espírito Santo, nos deixaram maravilhosos ensinamentos. Quem duvida que a Bíblia é a palavra de Deus é porquê não a lê.
No entanto, uma parte específica da Bíblia foi escrita pelo próprio Deus. Esta foi justamente os 10 mandamentos:
"E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas de Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus" (Êxodo 31:18)
Os dez mandamentos foram escritos pelo dedo de Deus em duas tábuas de pedra. Na primeira tábua estavam do primeiro ao quarto mandamento e na segunda do quinto ao décimo.
Os dez mandamentos estão escritos na Bíblia no livro de Êxodo (segundo livro) no capítulo 20. Você pode conferir em qualquer Bíblia.
Lembro-me de ter ficado bastante impressionada ao ler na Bíblia mandamento por mandamento e ter visto que era totalmente diferente do que eu tinha aprendido no catecismo. [Queria ressaltar que não é meu objetivo denegrir igreja alguma. Respeito a fé de todos. O meu desejo é compartilhar o que aprendi estudando a Bíblia e lhe incentivar a estudar também.]
Quando li esse segundo mandamento: "Não fará para ti imagem de escultura, não as adorarás, nem as darás culto..."
Eu inconformada questionei, mas por que a Igreja "tal" faz isso? Será que eles nunca leram isso?
O rapaz que passava o estudo bíblico me mostrou esse texto:
"pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é Bendito eternamente. Amém!" (Romanos 1:25)
Mas, ainda assim eu não me conformei, afinal eram 14 anos em uma determinada igreja, vivendo os costumes, mudar de opinião não é de uma hora para outra. Então, na época, eu estudava em um colégio de freiras la em Viçosa, e nós tínhamos aula de religião. Em uma dessas aulas eu questionei a professora de religião, que era uma freira, por sinal muito querida, sobre este assunto das imagens.
Ela se assustou grandemente com a minha pergunta, e eu profundamente perturbada ainda li o texto bíblico.
A professora ficou angustiada, não soube me responder direito, disse que era coisa antiga e que eu devia considerar o que o papa e a igreja diziam!
A respeito da guarda do sábado, [falei sobre isso no blog passado] aproveitei a oportunidade e também questionei a professora sobre a opinião dela. Ela respondeu de forma semelhante.
Deste modo, querido(a) leitor(a), eu não tive dúvidas. Eu estava realmente descobrindo segredos escondidos.
Os demais mandamentos não me causaram tanto choque, pois eles eram até semelhantes aos que eu tinha aprendido no catecismo. Mas, eu percebi que a ordem de um para o outro era diferente.
Foi quando, nosso professor de Bíblia sinalizou que como foi tirado o mandamento das imagens e esculturas, para manter o número de dez mandamentos, o último mandamento que na Bíblia é:
" Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo."
foi dividio em dois no catecismo, ficando o nono: Não cobiçaras as coisas alheias e o décimo: Não desejar a mulher do próximo.
Você concorda comigo que desejar e cobiçar é a mesma coisa? E que a mulher do próximo, também é uma "coisa" alheia?
Pois é. De fato, foi dividido!
A imagem abaixo resume a diferença entre os dez mandamentos da Bíblia e os do catecismo.
Se você ainda não sabia disso, acredite, eu entendo você e sei como é difícil entender, mas lhe garanto que a Bíblia é a verdade acima de qualquer palavra bonita dita por líderes religiosos.
Por isso, tenho lhe incentivado a ler a Palavra de Deus! Pois lá está tudo o que Ele quis nos revelar. Peça em oração auxílio para que Ele lhe ajude a encontrar a verdade. Deus lhe fez livre, inteligente, com raciocínio. Use isso não só para sua vida profissional, mas aplique também ao espiritual. Com o auxílio do Espírito Santo, você encontrará a verdade:
"Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade, porque não falara por si mesmo, mas dirá tudo que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir" (João 16:13)
Procure guardar os mandamentos dados por Deus, eles foram criados por amor a você!
Quando Deus pede para você Não ter outros deuses no lugar Dele e não adorar a outro deus, é porque Ele sabe que o único que pode lhe suster é Ele próprio;
Quando Ele pede para você não falar o nome dEle em vão, é para que você O respeite e saiba que o nome de Deus é poderoso;
Quando Ele pede para você guardar o sábado, Ele tem o desejo de que você o reconheça como seu criador e que você descanse de suas lutas diárias, para que você junto a Ele ganhe fôlego para enfrentar uma nova semana;
Cumprindo esses quatro primeiros mandamentos, você guarda por amor a Deus.
Quando Ele pede para você honrar seu pai e sua mãe, Ele lhe dá a promessa de prolongar seus dias na Terra;
Quando Ele pede para que você não mate o seu próximo, é porque Ele sabe das consequências horríveis que isso trará para sua vida e para a vida dos familiares do assassinado;
Quando Ele pede para você não adulterar, é porque Ele entende a dor de ser traído e quão prejudicial isso é para qualquer relacionamento;
Quando Ele pede para você não roubar, Ele quer que você se contente com o que tem e saiba buscar Nele a solução para seus problemas;
Quando Ele pede para você não levantar falso testemunho, é porque Ele conhece as consequências terríveis da mentira. Até hoje padecemos por conta que a serpente mentiu para Eva e ela acreditou. Então, evite mentir, isso é drástico;
Quando Ele pede para não cobiçar os pertences do próximo, é porque Ele sabe que isso gera inveja, gera ganância, e faz com que caíamos no erro, assim como Adão e Eva que a principio apenas cobiçaram o fruto proibido, mas que gerou uma cascata de transgressões, resultando no mundo de hoje;
Cumprindo esses seis mandamentos, você exerce amor ao próximo!
Os dez mandamentos se resumem em Amor! Aceite o amor de Deus por você e busque-O, Ele está disposto a lhe encontrar!
Se você quiser estudar mais sobre este e outros assuntos, visite o site:
Um forte abraço! E que Deus lhe abençoe fortemente!
Próximo blog falarei de mais uma das grandes verdades que descobri: o que acontece após a morte.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário