Espero que bem.
Continuando o nosso papo, hoje queria compartilhar com vocês um momento muito importante para a minha família em nosso processo de mudança de vida.
Meus pais são comerciantes. Meu pai já tem comércio há anos lá em Viçosa. Minha mãe teve comércio por alguns anos, mas decidiu que seria melhor ajudar meu pai no dele e vender as coisas a dela para as clientes já conhecidas.
Eu e meu irmão crescemos ajudando eles nos comércios. Tenho lembranças de mim muito pequena nas filas dos bancos para pagar contas. Lembranças de tardes em que após a aula eu corria do colégio para o comércio do meu pai, onde ele ficava me perguntando a tabuada. Bons tempos!
Viçosa é uma cidade pequena, as pessoas vivem ou de empregos do estado ou prefeitura ou então do comércio em geral. O maior fluxo de pessoas nas ruas se faz aos sábados, como na maioria das cidades.
Em meio aos estudos bíblicos, fomos confrontados com uma verdade muito forte.
"Lembra-te do dia de Sábado para santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque em seis dias, fez o SENHOR os céus, a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o Santificou." (Êxodo 20:8-11)
Sério? Pensei eu!
O sábado? Mas aprendi lá no catecismo que o dia de se guardar é o domingo, é até o terceiro mandamento. (Respondi eu, achando um absurdo esta informação)
-Pois é, o dia de se guardar é o sábado! Ao concluir a criação, Deus criou o sábado a fim de que o homem e a mulher tivessem um dia para estarem mais próximos dEle, a fim de reconhecê-lo como Criador e mantenedor da vida.
-Aaah, eu posso fazer isso todos os dias!
Pode sim, mas o dia que Deus pediu para que estivéssemos mais conectados com Ele foi o sábado!
A nossa sociedade é muito moldada para o achismo:
"Eu acho que Deus não se importa com o que eu uso, ou onde eu vou, Ele só quer que eu seja feliz."
"Eu acho que não tem nada demais eu beber um pouquinho, afinal Deus quer que eu me divirta"
"Ah, eu acho que posso fazer qualquer coisa, porque Deus me fez livre"
"Ah, eu acho que o dia de se guardar não é o sábado, é o domingo, porque foi o dia que Jesus ressuscitou!"
E por aí vão os achismos. É por isso que existem tantas igrejas meu querido (a) leitor (a)! Porque cada um acha uma coisa, e daí cria uma Igreja. E ainda usam o seguinte argumento: "Não importa a Igreja, porque Deus é um só."
Será mesmo?
Por muito tempo eu vivi nesse achismo. Mas a bíblia é clara.
"Lembra-te do dia de Sábado para santificar" (Êxodo 20:8) / Não é lembra-te da sexta, ou do domingo, ou da quarta ou de qualquer outro dia. Mas, do SÁBADO!
E qual o motivo?
"porque em seis dias, fez o SENHOR os céus, a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o Santificou." (Êxodo 20:11)
Simples, porque assim como Deus descansou para nos dar exemplo, também devemos descansar da nossa rotina fatigante, do estresse do dia-a-dia, da correria que nos consome. Reconhecendo Deus como criador!
Você sabia que dia Jesus guardava?
"Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler." (Lucas 4:16)
Após a mote de Jesus as pessoas continuaram guardando o Sábado?
"As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus, seguindo, viram o tímulo e como o corpo fora ali depositado. Então se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E no sábado, descansaram, segundo o mandamento." (Lucas 23:55-56)
Qual o período do sábado?
"Sábado de descanso solene vos será [...], de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado. " (Levítico 23:32)
Quando Deus criou a terra, perceba que ao final de cada dia o texto bíblico menciona: " Houve tarde e manhã, o primeiro dia". O dia biblicamente falando se inicia com a tarde e não a meia-noite. Por isso o sábado é guardado e um pôr-do-sol a outro.
Quando meus pais descobriram isso, ficaram muito aflitos. Afinal o sábado era o melhor dia de comércio. Era o dia em que ele mais vendia. Meu pai vivenciou um conflito horrível. Ele ainda tinha dois filhos para terminar de criar, ambos ainda estudavam, ainda eram menor de idade. Ele era o responsável pelo sustento da família. Essas foram alguma das questões que o perturbavam!
Então, no estudo Bíblico foi lido pra ele o seguinte texto bíblico dito por Davi, no livro de Salmos:
" Já fui moço e já, agora, sou velho, porém nunca vi um justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão." (Salmo 37:25)
Que promessa maravilhosa! Motivou meu pai e ele tomou a decisão de guardar o sábado. E fechou o comércio!
Hoje sou fiel a Deus na guarda do sábado, confiando na mesma promessa. Deus não nos desampara! Ele é fiel. Eu mesma já tive minhas experiências com o sábado (conto pra vocês em outros blogs) e Deus tem sido fiel a mim!
Querido(a), Deus lhe dá seis dias para você cumprir com suas tarefas diárias, para que você trabalhe, estude, construa, etc. E pede apenas um dia para que você pare seus afazeres e se volte a Ele. E não pense você que Deus faz isso porque precisa da sua atenção não!
Ele lhe pede isso para o seu próprio bem! Não é Deus que vive com ansiedade, estressado, mal-humorado, com o coração angustiado. É você meu (minha) amigo (a)! Então, separe este dia para Deus! Você vai sentir a diferença!
Faça uma prova com Deus, peça que Ele lhe mostre o caminho!
Busque a verdade na Bíblia, sempre pedindo a Deus orientação, tenho certeza absoluta que Ele lhe ouvirá!
Se quiser saber mais sobre o sábado e os adventistas do sétimo dia, assista o vídeo que estou disponibilizando no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=vDMXg_UMQvk
No próximo blog vou falar sobre os 10 mandamentos e um pouco mais sobre o sábado! Fique atento!
Abraços, e que Deus te ilumine!
Nenhum comentário:
Postar um comentário